Este novo A5 representa, na verdade, a décima geração do bestseller A4. No entanto, com a reestruturação da numeração da marca, os números pares passam a ser exclusivos para modelos elétricos, enquanto os ímpares se destinam aos modelos com motores de combustão.

Assim, a nova geração Audi A5, tanto na versão Limousine (carro) como Avant (carrinha), apresenta um design refinado, proporções premium e uma essência desportiva. A exclusividade estende-se ao habitáculo, que é espaçoso e digital. 

Sob o capot, o A5 conta com as comprovadas motorizações a combustão, nas variantes TFSI e TDI, além de versões eletrificadas. Para os mais entusiastas, estarão ainda disponíveis as versões "S”. 



Design exterior 

O design é ousado, desportivo e distinto. A dianteira destaca-se pela grelha Singleframe larga e mais baixa, com estrutura tridimensional em favo de mel. Juntamente com os faróis estreitos, equipados com a mais recente tecnologia LED, moldam a face do veículo.

Na traseira, o design alia-se à tecnologia, com destaque para a assinatura luminosa tridimensional que atravessa toda a secção. O toque final é dado pelo difusor escuro na parte inferior do para-choques e pelos acabamentos das ponteiras de escape. 

Qualidade a bordo 

O Audi A5 oferece um design sofisticado e materiais de qualidade, garantindo um ambiente espaçoso e confortável para todos os ocupantes. O destaque vai para o "Digital Stage”, que integra ecrãs MMI de última geração na linha de visão do condutor e do passageiro. O ecrã curvo e panorâmico OLED Audi MMI inclui um cockpit virtual de 11,9 polegadas e um ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas. Existe ainda um ecrã opcional de 10,9 polegadas para o passageiro da frente, integrado no painel.

Motorizações disponíveis 

O acesso à gama está a cargo do motor 2.0 TFSI com 150 cv e turbocompressor de geometria variável (TGV), que assegura uma pronta resposta logo a partir dos regimes inferiores. A transmissão está a cargo de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem. 

Para os adeptos do Diesel, o bloco 2.0 TDI de 204 cv estabelece novos padrões, graças à tecnologia MHEV plus. Está disponível com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem com tração dianteira ou, em opção, com sistema de tração integral quattro ultra. Para aumentar a eficiência e o conforto, o motor é parcialmente eletrificado com base no novo sistema MHEV plus de 48 volts. 

Para os mais entusiastas, a aposta chega com o S5, que tem na sua génese o bloco V6 TFSI de 3.0 litros com 367 cv, turbo de geometria variável e tecnologia MHEV plus. O diferencial desportivo quattro com sistema de vectorização de binário, aliado à tração integral variável, permite alcançar elevados limites laterais de aderência em curva.