A quinta geração do Hyundai Santa Fe está a poucas semanas de se apresentar no mercado nacional. Com claros objetivos de ocupar uma posição de referência entre os SUV premium, o novo modelo sul coreano regressa maior e melhor em todos os sentidos

O design é marcado por uma dianteira arrojada e poderosa, que reflete uma tendência crescente de estilo de vida ao ar livre, não descurando as apetências para a cidade, mas tendo como denominador comum, a sofisticação. Na traseira destaca-se a porta de generosas dimensões, que amplia a sensação de espaço e conforto deste novo sete lugares. A assinatura luminosa, em H, replica o conceito adotado já na frente. No perfil, o volume extra imposto nos contornos do guarda-lamas aumentam a sensação de robustez. 

Equipamento e vida a bordo 

A bordo do novo Santa Fe temos: espaço, conforto, exclusividade, design e muita tecnologia. O ecrã curvo panorâmico, que engloba o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de infoentretenimento, melhora a visibilidade do condutor e cria uma sensação de distinta. Por seu lado, o controlo de climatização é feito através de um intuitivo ecrã de 6,6 polegadas.

A longa distância entre eixos confere quotas referenciais de habitabilidade que, em matéria de versatilidade, são confirmadas com a possibilidade de rebatimento total da segunda e terceira fila de bancos. 

No que respeita a equipamento, o Santa Fe é proposto nas linhas Vanguard e Calligraphy. Neste capítulo, e no que respeita à segurança proactiva, nada foi deixado ao acaso, sendo a lista é tão imponente, como o próprio modelo. Neste caso, o destaque vai para o sistema de travagem autónoma de emergência, assistente de acompanhamento da faixa de rodagem, aviso de atenção ao condutor, cruise control, assistente Inteligente de limite de velocidade, monitor de ângulo morto, sistema de prevenção de colisão de cruzamento na traseira, sensores de estacionamento dianteiros/laterais/traseiros, câmara 360º, sistema inteligente de estacionamento controlado à distância e assistente à saída da viatura em segurança. 

HEV ou PHEV 

Tendo por base o motor 1.6 TGDI, a gasolina, o Santa Fe é proposto em duas variantes: híbrida (HEV) ou híbrida Plug-In (PHEV). 

A versão híbrida com turbocompressor, apresenta-se com uma potência máxima combinada de 215 cv e um binário de 367 Nm. Já a unidade híbrida plug-in conta com a assistência de um motor elétrico de 91 cv, que em conjunto com a unidade térmica gera uma potência combinada de 253 cv. A bateria de 13,8 kWh, permite uma autonomia até 65 km, em modo totalmente elétrico, recarregável dos 0 a 100% em apenas 3h50.

Tal como os restantes modelos Hyundai, o Santa Fe tem uma garantia de sete anos, sem limite de quilómetros e uma garantia específica de oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria.