O João Amorim é Consultor Comercial de Frotas da Carby há 3 anos. Conversamos com ele para perceber a sua rotina diária.
De uma forma genérica, quais as funções de um gestor de frota?
Ou seja, como é o dia a dia de um gestor de frotas?
O meu dia começa ou
termina com um briefing com o Chefe de Vendas, para planear o próprio dia ou o dia
seguinte, respetivamente. Tenho
visitas agendadas todos os dias, divididas em acompanhamento a negócios em
curso ou 1º contacto, intercalado com entregas programadas de viaturas.
Tens um local de trabalho fixo ou, por vezes, o "carro é
escritório”?
Tenho uma base de
trabalho, em Avintes, Vila Nova de Gaia, onde me concentro a elaborar propostas
e constituir ou finalizar dossiers de venda. Há dias, quando tenho maiores
distâncias a percorrer, que faço do carro o meu escritório. Em média percorro cerca
de 2000 km por mês.
Como se consegue gerir uma carteira de clientes, sendo que
cada um tem necessidades muito específicas?
Conhecendo bem os clientes e as suas
necessidades. Por vezes, conquistamos os clientes por uma marca ou um tipo de
produto, depois com o aprofundar da relação e do conhecimento. Fazemos uma
cobertura total com todas as nossas marcas e serviços. No nosso tipo de negócio
temos de estar munidos de bastante informação para que o aconselhamento supra
as necessidades dos clientes.
A função do comercial é apenas uma parte do processo. Há a de
conselheiro, de contabilista, de mediador de crédito e até de jurista… Como se
consegue dar sempre a melhor resposta?
As respostas às questões mais frequentes estão
sempre presentes. Quando surgem questões mais invulgares, ou de âmbito mais
específico, consulto Chefe de Vendas, que me dá a resposta ou me informa onde posso
obter as respostas. O
nosso mercado está em constante evolução, o que nos obriga a estar sempre
atualizados, diariamente recebemos informação das marcas e do próprio mercado.
O crescimento do negócio digital que se fez sentir no cliente
particular, também se refletiu no mercado das frotas?
Os clientes empresariais
usam os meios digitais para consulta. Contudo,
para aquisição os clientes preferem sempre finalizar os negócios pessoalmente,
dada as variáveis técnicas a ter em conta na utilização dos veículos
comerciais.
Apesar
de os clientes maioritariamente já terem definidas tipos de viaturas, acabam
sempre por, junto de nós, perceberem se temos algum tipo de oferta que se possa
enquadrar melhor. O nosso trabalho de consultoria solidifica cada vez mais as
nossas relações juntos dos clientes e é também um ponto importante na conquista
de novos negócios.
Que conselhos darias a um gestor de frota novato?
Apaixonar-se pela
atividade. Saber ouvir, para avaliar bem as necessidades, ter disponibilidade
para o cliente, nunca deixar de dar uma resposta, bom conhecimentos dos
produtos e serviços inerentes à atividade. É
necessário sermos consistentes, nas adversidades podem surgir boas oportunidades
para novos negócios.