BEV * HEV * PHEV * REEV * FCEV
100% elétrico. Não possui motor a combustão, logo não recorre combustíveis fósseis e é isento de emissões. O motor elétrico é alimentado por uma bateria carregável na rede elétrica (tomada doméstica, wallbox ou estação de carregamento público). Atualmente estão em funcionamento cerca de 4500 postos, o que se traduz em cerca de 8000 pontos, em Portugal.
Genericamente conhecidos como híbridos. Tanto usam um motor de combustão, como um ou dois motores elétricos. A bateria não pode ser carregada através de uma fonte de energia externa. Este grupo subdivide-se entre os chamados híbridos leves MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) e os híbridos puros SHEV (Strong Hybrid Electric Vehicle).
Os MHEV utilizam um motor de combustão interna, que por sua vez fornece energia a um motor elétrico de 48V. A alimentação deste sistema é obtida com a função Star & Stop ou regeneração da potência de travagem. Este trabalho conjunto permite melhorar a capacidade de resposta do automóvel e, em simultâneo, a eficiência tanto em termos de consumos como emissões. Em média, estes modelos apresentam uma poupança de combustível até 1 litro por cada 100 quilómetros percorridos.
Os SHEV também são impulsionados pelo motor de
combustão. Contudo, o motor elétrico pode trabalhar de forma autónoma e em modo
exclusivamente elétrico, em velocidades inferiores a 50 km/h e durante curtas
distâncias – percursos na ordem dos três quilómetros. Numa utilização citadina
ou em zonas de ruído reduzido, este sistema é uma mais valia.
Base idêntica a um HEV. Diferenças residem na forma de utilização e bateria que alimenta o motor elétrico poder ser carregada através de ligação externa. Estes veículos podem funcionar tanto com o recurso ao motor de combustão interna como ao elétrico, dependendo das necessidades de condução e do nível de carga da bateria. Carregamento igual ao de um 100% elétrico.
Têm a vantagem de permitirem a circulação em modo exclusivamente elétrico, com velocidades superiores a 100 km/h e, alguns modelos, já apresentam uma autonomia superior a 100 km. Por outras palavras, nos percursos do dia-a-dia na cidade conseguimos circular sempre com zero emissões, sendo o motor a combustão apenas chamado ao serviço para as viagens mais longas.
Movidos exclusivamente por motor elétrico. Para além do convencional carregamento externo, existe uma fonte extra de alimentação e carregamento da bateria. Tecnologia ainda pouco popular.
Solução que recorre exclusivamente a um motor elétrico. Alimentação feita através de células de combustível de hidrogénio, que geram eletricidade. Utilização livre de emissões. São necessários apenas 5 minutos para o carregamento total do depósito. Permite autonomias na ordem dos 600 km.