Esta medida, integrada no novo regulamento de segurança de veículos, será aplicada de forma faseada a todos os construtores presentes no mercado europeu, devendo estar completamente concluída em 2029. O objetivo da União Europeia é democratizar o acesso a esta tecnologia de segurança rodoviária, que, até ao momento, era mais frequente em carros topo de gama.
De acordo com estudos publicados recentemente, 41% dos acidentes verificados com peões, fruto de manobras de marcha-atrás, poderiam ter sido evitados com o recurso a câmaras, e 31% com o auxílio de sensores ultrassónicos.
O que é o REV?
Trata-se de uma versão melhorada dos convencionais sensores de estacionamento traseiros. É sistema muito mais evoluído tecnologicamente, mais sensível à deteção e aproximação de obstáculos com um diâmetro até 50 metros de distância.
Como funciona?
Composto por sensores ultrassónicos, está colocado na parte traseira do automóvel e funciona como um radar de médio alcance, que faz uma leitura, através de ultrassons, até cerca de 4 metros de distância, permitindo a deteção de pessoas e/ou objetos que, provavelmente, estarão fora do campo de visão do condutor.
Este dispositivo é ainda composto por uma câmara posterior, que permite ao condutor visualizar toda a área traseira do carro, facilitando as manobras de marcha atrás.
E quanto aos automóveis já produzidos?
Os automóveis que já se encontram como unidades de stock, mas ainda não matriculados, não estão sujeitos a esta medida. De igual forma, que os carros em parque circulante também não estão obrigados a montar o REV.